sábado, 5 de janeiro de 2013

Com licença! Que hoje quero dizer que a vida é linda e mais nada.

Eu costumava achar super brega fazer listas de resoluções para o ano novo. Mas isso foi uma experiência. E experiências eu respeito.
Este ano resolvi fazer uma lista de resoluções. As duas primeiras decisões que tomei são de ordem normativa. São elas (1) seguir a lista de resoluções e (2) criar uma lista personalizada. O que quer dizer que fiz uma lista de coisas que atendem a necessidades e desejos muito pessoais e a coisas que são necessárias para realizarem alguns desejos, hehe... Entendeu? É assim! De um lado listei algumas coisas que preciso providenciar para organizar e colocar em movimentos meus projetos profissionais e, paralelo a isso, sustentar meu estilo de vida (de forma que meu estilo de vida e meus projetos profissionais sejam compatíveis... FINALMENTE). De outro lado fiz um lista de coisas que me proporcionam um enorme bem estar e que por isso quero torna-las atividades frequentes. 
Só uma amiga sabe o conteúdo desta lista, que é também a pessoa que tirou esta foto no momento em que estávamos tomando café e conversando exatamente sobre isso, sobre nosso planos para os meses seguintes. Ela é uma pessoa que, de muitas formas (mas não de todas) está passando por uma fase muito parecida com a que estou vivendo atualmente. Só posso dizer por enquanto que é uma fase de transição. Não contar a mais pessoas sobre o conteúdo desta lista é uma decisão que tomei para diminuir a pressão de saber que outras pessoas sabem dos meus planos e eventualmente me perguntarão sobre como estou me saindo em meus projetos. Quem já fez um mestrado sabe como é difícil responder a pergunta "o que você pesquisa?" antes que o trabalho esteja publicado. A sensação de falar sobre projetos em andamento é muito parecida. Além disso, por mais bem intencionadas que as pessoas sejam (e normalmente nossos amigos o são porque só o que querem é o nosso bem), estar aberto a opiniões nos coloca diante do risco de repensar escolhas e, por fim, abalar nossa convicção em seguir e aprender pelo caminho que escolhemos. E esse aprendizado solitário é importante, até mesmo fundamental no início, nos primeiros passos, quando ainda estamos titubeantes. Trocando em miúdos, enquanto nada for concretizado, acho prudente preservar nossos delírios dos julgamentos do mundo =)
Gostoso foi descobrir que, ao fazer uma lista de resoluções, percebi que já tinha colocado várias delas em prática. Uma delas (essa eu posso contar porque não é tão comprometedora e, afinal, foi concretizada, rs) foi organizar/redecorar meu quarto. Foi uma coisa super pequena que teve um efeito enorme e positivo: com cada coisa em seu lugar, fisicamente, consegui organizar minha cabeça em torno de alguns compromissos em andamento, além de ter passado a sentir que me localizei de novo no mundo. O quarto agora é um pouco de mim =) Algumas das resoluções que estão na lista da foto também já fizeram parte do meu planejamento ano passado, mas só agora surgiu espaço para elas na minha vida. 
Enfim, não precisamos de um ano novo para fazer coisas novas. E acho que essa máxima pode ser anexada às minhas resoluções de ordem normativa, hehe. 
Feliz 2013!


"For New Years I ended up staying home and falling asleep. I woke up from all the fireworks going off on my block. I never wait for a new year to start new beginnings. You don't need a specific date to change your ways" - Nadia Aboulhosn

"When you're still figuring out your dreams, it's important to guard them from outside influence. There may be people in your life who genuinely love you and believe in you, but they might not connect with your dreams until they are a little more fleshed out"

Nenhum comentário:

Postar um comentário